domingo, 15 de julho de 2012

055-Cálculo de Resto, sem Dividir

[;625=8n+r;], [;r=;]?

Neste artigo, escrevi sobre aritmética modular de uma forma diferente daquelas que já publiquei, de forma que o leitor tenha uma segunda visão sobre o assunto.

Ao final do post, estaremos em condições de resolver as seguintes questões.

Um número é divisível por [;4;] quando o número formado pelos seus dois últimos dígitos for divisível por [;4;]. Mas qual o critério da divisibilidade por [;4;] para um número de dois dígitos?  E como calcular o resto de uma divisão por [;4;], sem dividir?

Um número é divisível por [;6;] quando for divisível por [;2;] e [;3;] ao mesmo tempo. Mas caso não seja, como calcular o resto de uma divisão por [;6;], sem dividir?

Um número é divisível por [;8;] quando o número formado pelos seus três últimos dígitos for divisível por [;8;]. Mas qual o critério da divisibilidade por [;8;] para um número de três dígitos?  E como calcular o resto de uma divisão por [;8;] , sem dividir?

De modo geral, como se calcula o resto [;r;] da divisão de um número [;a;] por [;m;], sem dividir?

Na aritmética modular, aplicável com as operações de adição algébrica ([;\pm;]) e multiplicação, no conjunto [;\mathbb{Z};], os múltiplos inteiros de um número [;m>0;], chamado de módulo de congruência,  funcionam como se fossem "zeros". Nesta aritmética, o equivalente do sinal de igualdade é [;\equi_m;], que significa "é congruente módulo [;m;] à".

Portanto, dados [;a;]  e [;z \in \left{...-2,-1,0,+1,+2,...\right};], temos

[;zm \equiv_m 0;]

[;a \pm zm \equiv_m a;]

[;a.zm \equiv_m 0;]

Assim, neste modelo aritmético, qualquer inteiro pode ser reduzido à um dos elementos do conjunto

[;R_m=\left{0,1,2,...,m-1 \right};] 

porque, pelo algoritmo de Euclides, qualquer número [;a \geq 0;] pode ser representado por [;a=qm+r;], com [;0 \leq r < m;] e, portanto, [;a=qm+r \equiv_m r;], com [;r \in R_m;].

Da mesma forma, pelo mesmo algoritmo, qualquer número [;a^'<0;] pode ser representado por  [;a^'=-(q^'m+r^');], com [;0 \leq r^' <m;]. Logo, [;-(q^'m+r^')=-q^'m-r^' \equiv_m -r^' \equiv_m m-r^' ;], com [;0<m-r^'\leq m;], de forma que [;m-r^' \equiv_m r'' \in R_m;].

O conjunto [;R_m;] é chamado de sistema completo de resíduos módulo [;m;].

Exs . Seja o módulo [;m=7;] e [;R_7=\left{0,1,2,3,4,5,6 \right};] . Logo,

[;80=11.7+3 \equiv_7 3;], com [;3 \in R_7;];

[;-121=-(7.17+2)=-7.17-2 \equiv_7 -2 \equiv_7 7-2 \equiv_7 5;], com [;5 \in R_7;] .

Quando dois números inteiros quaisquer têm a mesma representação módulo [;m;]  em [;R_m;], então eles são considerados congruentes módulo [;m;].

Ex: Seja o módulo [;m=5;]. Se digo que [;14 \equiv_5 99;] é  porque [;14=2.5+4 \equiv_5 4;] e [;99=5.19+4 \equiv_5 4;], com [;4 \in R_5=\left{0,1,2,3,4 \right};].

[;\rightarrow;] O resto [;r;] da divisão de um número [;a;] por [;m;] é a representação de [;a;] em [;R_m;].

Então, para calcular este resto, basta eliminar todos os múltiplos de [;m;] contidos em [;a;]. Assim, calcula-se o resto por intermédio de uma subtração simplificadora, e não por uma divisão.

Por exemplo, se quero saber o resto da divisão de [;73;] por [;6;], basta levar em conta que

[;73 \equiv_6 13 \equi_6 2.6+1 \equi_6 1;]
O que fizemos aqui, foi apenas substituir o [;7;] por [;1;], tendo em vista que [;7=6+1 \equiv_6 1;].

Este caso foi bastante simples pois apenas a redução de um dos dígitos ([;7;]) facilitou a operação. No entanto, já estamos em condições de, caso seja possível, realizar uma simplificação preliminar em um inteiro, módulo [;m;] .

Ex: Tendo em vista que [;9 \equiv_8 1;] e [;8 \equiv_8 0;], na divisão por [;8;], o número [;2983;] deixa o mesmo resto que o número [;2103;] ( confira! ). Já com o número [;3557;], com o mesmo divisor [;8;], nada podemos simplificar.

De modo geral, temos que lidar com as congruências módulo [;m;] das potências de [;10;], que formam sequências padronizadas.

Exercícios Resolvidos. Calcular o resto da divisão de:

[;1;] ) [;111455671;] por [;4;].
[;10=2.4+2 \equi_4 2;]

[;10^2=(2.4+2)(2.4+2) \equiv_4 2.2=4 \equiv_4 0;] 

Assim, para [;i \geq 2;], temos [;10^i \equiv_4 0;]. Logo, na redução de um número módulo [;4;] , só nos interessa os dois últimos dígitos.

[;111455671 \equiv_4 71 \equiv_4 2.7+1 \equiv_4 2.3+1 \equiv_4 6+1 \equiv_4 2+1 \equiv_4 3;] (Resto [;3;] )

[;\rightarrow;] Um número é divisível por [;4;] quando o último dígito somado com o dobro do penúltimo dígito resultar em um múltiplo de [;4;] ( ou seja, zero, na aritmética módulo [;4;] ). 


[;2;] ) [;391212145;] por [;6;].

[;10=6+4 \equiv_6 4;]

[;10^2=(6+4)(6+4) \equiv_6 4.4 \equiv_6 16 \equiv_6 2.6+4 \equiv_6 4;] 

Assim, para [;i \geq 2;], temos [;10^i \equiv_6 4;].  Logo, todos os dígitos interessam.

[;391212145 \equiv_6 4.3+4.9+4.1+4.2+4.1+4.2+4.1+4.4+5 \Rightarrow;]

[;391212145 \equiv_6 (2.6)+(6.6)+(4)+(6+2)+(4)+(6+2)+4+(2.6+4)+5 \Rightarrow;] 

[;391212145 \equiv_6 0+0+4+2+4+2+4+4+5 \Rightarrow;]

[;391212145 \equiv_6 4+4+5 \Rightarrow;] 

[;391212145 \equiv_6 13 \equi_6 1;] ( Resto [;1;] )

[;\rightarrow;] Um número é divisível por 6 quando ele é divisível por [;2;] e [;3;] ou quando a soma do último dígito com quatro vezes a soma dos outros dígitos resultar em um múltiplo de [;6;] ( ou seja, zero, na aritmética módulo [;6;] ).


[;3;] ) [;45637893;] por [;8;].

[;10=8+2 \equiv_8 2;] 

[;10^2 =(8+2)(8+2) \equiv 2.2 \equiv_8 4;] 

[;10^3=(8+2)(8+2)(8+2) \equiv_8 2.2.2 \equiv_8 8 \equiv_8 0;] 

Assim, para [;i \geq 3;], temos [;10^i \equiv_8 0;]. Logo, na redução de um número módulo [;8;] , só nos interessa os três últimos dígitos.

[;45637893 \equiv_8 893 \equiv_8 4.8+2.9+3 \equiv_8 0+2+3 \equiv_8 5;] (Resto [;5;])

[;\rightarrow;] Um número é divisível por [;8;] quando o útimo dígito mais o dobro do penúltimo dígito mais o quádruplo do antipenúltimo dígito resultar em um múltiplo de [;8;]. ( ou seja, zero, na aritmética módulo [;8;] ). 

Então a nossa resposta a pergunta: De modo geral, como se calcula o resto [;r;] da divisão de um número [;a;] por [;m;], sem dividir? Basta usar o critério de divisibilidade específico. Veja mais nos tópicos relacionados a seguir.

Para saber mais:


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