domingo, 12 de agosto de 2012

062-Rating FIDE / ELO

O rating é o número que representa a força de jogo do enxadrista (jogador de xadrez).Quanto maior o rating, mais forte o jogador é, teoricamente.

Neste post, veremos quais fatores influem no cálculo do rating e como proceder para realizá-lo.

Na prática das competições, este número varia no intervalo: [;\pm 1500 \leq;] Rating [;<2900;]. Mesmo porque não existe jogador com rating zero. O rating inicial [;R_i;] é em torno de [;\pm 1500 \leq R_i \leq 2000;]. Este indicador de nível também pode ser qualquer número superior à [;2900;], mas o record fica por conta do norueguês Magnus Carlsen com seus , o que o classifica como um dos jogadores mais fortes da história, mesmo porque jogadores com ratings semelhantes são considerados de força aproximada.

Magnus Carlsen


Existe o rating local, estadual, nacional e internacional, mas o oficial é este último conhecido com rating [;FIDE;] ( Federação Internacional de Xadrez ). É esta organização mundial que fornece as titulações oficiais vitalícias ( caso não haja um alteramento superior ) que são:
 

[;FM;] (Mestre [;FIDE;]): o jogador que alcança [;2300 \ FIDE;]

[;IM;] (Mestre Internacional): o jogador que obtêm três normas para [;MI;] ( obtidas desde que consiga pontuações classificatórias mínimas em três torneios válidos para tal ) e que tenha alcançado antes, durante ou depois destes torneios, [;2400 \ FIDE;] ;

[;GMI;] ( Grande Mestre Internacional ): o jogador que obtêm três normas para [;GMI;] (obtidas desde que consiga pontuações classificatórias mínimas em três torneios válidos para tal ) e que tenha alcançado antes, durante ou depois destes torneios [;2500 \ FIDE;].

Neste link, confira os atuais top [;100;]  do mundo ( lembrem-se que Kasparov não está mais na lista pois abandonou o xadrez competitivo ). Teoricamente, até a data de publicação deste artigo,  o norueguês  Magnus Carlsen é o jogador mais forte do mundo, no entanto, o atual Campeão Mundial é o indiano Viswanathan Anand .

              [;GMI;] Magnus Carlsen,            [;GMI;] Viswanathan Anand,

Atualmente, todos os que já conseguiram o título provisório de Campeão Mundial de Xadrez ( em um processo competitivo válido para tal ) são [;GMI;] e seus ratings normalmente estão na faixa [;2700-2851;].

Em [;1959;] , a Federação de Xadrez dos Estados Unidos ([;USFC;]) nomeou um comitê para melhorar o antigo sistema de rating, criado pelo americano Kenneth Harkness. O presidente deste comitê foi o então na época, professor de Física da Universidade de Milwaukee,  Dr.Arpad E.Elo. Com o final dos trabalhos, o comitê publica na revista "Chess Life", o sistema [;ELO;], adotado até hoje pela [;FIDE;] por sua eficácia. Portanto é comum dizer rating [;ELO;]  ou rating [;FIDE;].

Se um jogador, recém cadastrado na [;FIDE;], entrar em uma competição valendo rating [;ELO;], a princípio, ele não terá rating. Mesmo ele já possuindo seu rating estadual e/ou municipal, não valerá em um torneio [;FIDE;].

Portanto, os organizadores para, após o torneio, atualizar os ratings para aqueles que já o possuem, terão que que calcular o rating inicial deste novo jogador, conforme o sistema [;ELO;].  As fórmulas são as seguintes:

RATING INICIAL DO NOVO JOGADOR

[;R_o=R_m+400.\frac{P_g-P_p}{n};], onde

[;R_0;]  é o rating inicial que se quer calcular; 

[;R_m;] é o rating médio de todos os adversários que tem rating no torneio; 

[;P_g;] são os pontos ganhos pelo jogador contando os empates; 

[;P_p;] são os pontos perdidos pelo jogador; 

[;n;] é o números de partidas jogadas contra jogadores com rating. 


RATING ATUALIZADO DO JOGADOR ANTIGO 

[;R=R^'+K(P_g-P_e);] , onde

[;R;] é o rating atualizado que se quer calcular;

[;R^';] é o rating que o jogador tinha antes do torneio;

[;K;] é um coeficiente que depende do rating anterior do jogador, dado conforme tabela abaixo.
 [;P_g;] são os pontos ganhos pelo jogador contando os empates; 

[;P_e;] são os pontos esperados pelo jogador ao final do torneio, conforme seu rating anterior. Este valor é calculado com o auxílio desta segunda tabela e será esclarecido com um exemplo prático.

Nesta tabela, [;A;]  é o jogador com o rating maior e [;B;] o de rating menor.


Suponha que o leitor seja um enxadrista federado com [;ELO;] de [;2111;]. Você jogou um torneio em [;7;] rodadas e fez [;P_g=4,5;] pontos. Os ratings de seus adversários e os resultados que você conseguiu com cada um deles são os seguintes:

Adversário [;1;] :[;2250;]; empate - [;0,5;] pontos;

Adversário [;2;]: [;2300;]; derrota- [;0,0;] pontos

Adversário [;3;]: [;1930;]; vitória - [;1,0;]pontos

Adversário [;4;]: [;2080;]; vitória - [;1,0;] pontos

Adversário [;5;]: [;2150;]; vitória - [;1,0;] pontos

Adversário [;6;]: [;2290;]; empate - [;0,5;] pontos

Adversário [;7;]: [;2370;]; empate - [;0,5;] pontos

Com este desempenho, para calcular seu novo rating, primeiro calcula-se o rating médio de seus adversários, ou seja

[;R_m=\frac{2250+2300+1930+2080+2150+2290+2370}{7}=2196;] ( arredondado )

Em seguida, calcula-se a diferença do rating médio [;R_m;]  com seu rating anterior [;R^';].

[;\Delta R=R_m-R^'=2196-2111=85;] 

Consultando a última tabela acima, verifica-se que esta diferença está na faixa [;84-91;] que corresponde aos números [;62 / 38;] , assinalados em azul. Como, neste caso [;R_m (2196)>R^'(2111);], isto quer dizer que um adversário com rating de [;2196;] tem [;62;] % de chance de ganhar de você que tem [;2111;] de força. Por sua vez, você tem chance de [;38;] % de ganhar deste adversário.

Como o número total de pontos possíveis é [;7,0;], então seu número de pontos esperados é [;P_e=\frac{38}{100}.7=2,66;].

Pela primeira tabela, sabemos que [;k=30;]. Assim, seu novo rating será [;R=R^'+K(P_g-P_e);]:

[;R=2111+30(4,5-2,66)=2111+55,2=2166;] ( arredondado ).

Para finalizar, algumas indicações.

Dois dos melhores sites para o leitor ficar informado sobre o que acontece na arena nacional e  internacional do xadrez é http://www.clubedexadrezonline.com.br/  e http://www.chessbase.com  ( ou http://www.chessbase.com/espanola/ ).

Alguns sites para jogar online:

http://www.ixc.com.br/
http://www.buho21.com/
http://www.playok.com/
http://www.queenalice.com/ (por correspondência, ou seja, partidas que normalmente duram mais que um dia )
 
Referência Bibliográfica

Xadrez-Introdução à Organização e à Arbitragem, Carlos Calleros ( Árbitro Internacional [;FIDE-IBCA;]  ), Editora Ciência Moderna, [;2006;] .

Imagens:

http://www6.chessclub.com/resources/event/linares2002/round10.html
http://susanpolgar.blogspot.com.br/2011/02/fide-shares-facts-about-london-wc-match.html
http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=6789

12 comentários:

  1. Aloísio! Que artigo interessantíssimo! Não sabia que os rating's eram calculados assim. E pelo jeito ninguém bate o Kasparov, não? Tinha até um jogo para computador com seu nome.

    Só por curiosidade, qual seu rating?

    ResponderExcluir
  2. Oi, kleber!

    O primeiro jogador a ultrapassar a marca dos [;2800;] foi o americano Robert James Fischer. Para muitos, o melhor jogador de todos os tempos. Talvez se não tivesse largado o xadrez prematuramente aos trinta e poucos anos, ultrapassaria os [;2900;].

    Meus records: FIDE: [;2013;]; Brasiliense: [;2114;] e Online: [;2230;]. Em Belo Horizonte quase não jogo torneios.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Que legal Aloísio, parabéns pelo ótimo desempenho.

    Eu gosto de xadrez, mas não sou tão bom assim. Aprendi a jogar com um tio meu, onde sempre disputávamos partidas, ele sempre deixava eu ganhar. Foi um bom incentivo... Depois comecei a jogar na escola e até entrei num campeonato. Na semifinal perdi para um argentino. O cara era bom mesmo, tomei um pau! Hoje jogo pouco, só de vez em quando.

    Gostei de saber desses cálculos.

    Um grande abraço e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Teixeira! Não sabia desse "Rating" Muito "loco". Eu era péssimo em jogos de inteligência não sei trabalhar sob pressão. Em 1987 comprei um PC que tinha a linguagem BASIC e pensei agora é minha vingança, resolvi programá-lo para jogar: programei o jogo da velha, damas, trilha e xadrez. O PC (TK90X) tinha poucos recursos, imagine que tive de "desenhar" cada peça. Meu filho era minha "cobaia" ele jogava contra meus programas. Gastei muitas horas aperfeiçoando o programa, quando o programa já conseguia dar alguns Xeques-mate no meu filho de 10 anos, o menino se enjoou, também porque o programa demorava de 1 a 2 minutos para responder e abandonei o "projeto". Foi muito bom como exercício de lógica mas fiquei frustrado. abçs

    ResponderExcluir
  5. Blz, Tavano?

    O computador é uma ferramenta interessante para estudar jogos. Hoje em dia, existem programas de xadrez muito fortes. Eu analiso as partidas com o Deep Fritz, com rating em torno de 2400. O programa Deep Blue que derrotou Kasparov, estima-se que as vezes jogava com uma força de 3000.

    Um amigo disse-me uma vez que "jogar xadrez é bom, mas ganhar é bom demais!!". Ele queria dizer que por mais que apenas se goste de um jogo, não jogamos só por jogar, mas também para se auto-aperfeiçoarmos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Aloísio!!!!

    No início, eu tive a "sorte" de arranjar um professor que já sentenciou: "você vai aprender apanhando", caramba, o cara jogava e de modos que eu não conseguia nem um empate!!!! Quando, talvez, para não completar as 100 "surras" seguidas, um amigo me deu a receita (veja no meu blog em: http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/2012/08/a-visita.html)
    para que as peças pretas (eram, principalmente... o meu calo) conseguissem alguma coisa!!!! Funcionou!!!! O cara ficou tão "perturbado" que me cedeu o 1º empate e daí em diante, na missão de não me deixar armar essa estratégia, ele começou a sofrer derrotas e a ceder empates nas nossas disputas.

    Parabéns, pelo interessante post!!!! Faz, tempo que não jogo (arrasto umas peças) e gostei do post aqui, explicando o que é o tal... Rating e... olha, com esses escores aqui que você já alcançou, o amigo não é fraco não, hein????

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Valdir!

    Felizmente no xadrez, não existe modelo de bolo porque, se existisse, já há muito tempo este jogo estaria extinto.

    Podemos aprender bastante com a prática, porém, de forma lenta. O ideal, além de praticar, é estudar as táticas e estratégicas de grandes jogadores que permitem um progresso significativo.

    Recomendo o livro "Xadrez Básico", (614 páginas ) do Dr. Orfeu D'Agostini, Mestre Nacional de Xadrez. Conforme a sua contra-capa:

    "De acordo com a crítica especializada, Xadrez Básico é uma das melhores obras da literatura enxadrística moderna, apresentada em estilo agradável, que prima pela clareza e propriedade. Qualquer amador encontrará neste livro uma rica fonte de ensinamentos e táticas, que em pouco tempo poderão elevá-lo a um alto grau de perfeição naquele que é chamado de Jogo dos Reis".

    As "100 surras seguidas" que mencionou ( hehe ) lembrou-me de uma história verídica de um campeão de xadrez que, no clube local, sempre jogava com um parceiro amador e este sempre perdia. No entanto, religiosamente este amador aguardava o mestre no dia seguinte para perder mais outras. Depois de dias de invencibilidade, o campeão pensou: "vou deixar ele ganhar uma, afinal merece porque nunca desiste...". Quando o amador ganho, pulou de alegria, fez festa e contou vantagem para os amigos. No dia seguinte, o mestre retornou ao clube para jogar com o amador. Nunca mais o encontrou...

    Obrigado, Valdir!

    Outro abraço!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de ler esse texto, mas tenho uma pergunta a fazer: há alguma diferença de rating para obtenção de títulos para o absoluto e para o feminino (WIM e WGM, por ex.)? Agradeço a atenção. Um abraço,

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, caro Anônimo(a)!

    A sua pergunta é interessantíssima. Aliás, é uma oportunidade deste blogueiro aprender na pesquisa da resposta.

    Enquanto isto, solicito a gentileza de entrar com um e-mail válido. Teria prazer de conhecer-te, pelo menos, virtualmente.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Ola, pessoal!
    Tenho uma dúvida. Meus alunos irão participar de um torneio na Escola e ninguém possui rating, pois nunca tinham participado de um torneio de xadrez anteriormente. Pretendo atribuir a todos o rating 2000 antes de iniciar o evento. Ao final do torneio, os rating serão atualizados. Para isso, utilizarei a primeira fórmula ou a segunda?
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Wilson, tudo bem?

    Pode utilizar a segunda fórmula R=R'+k(Pg-Pe), com

    R´=2000

    k=30

    Como a diferença do rating de cada jogador com a média é zero, então temos 50% por cento em todos os casos de duplas. Logo

    Pe=(50/100)*T=0,5*T

    Então a fórmula neste torneio ficaria assim;

    R=2000+30(Pg-0,5T), com

    Pg: pontos ganhos do jogador

    T: total de pontos individuais possíveis.

    Abraços!
    Onde T é o número total de pontos possíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Aloisio.
      Você ajudou bastante.
      Um grande abraço!

      Excluir