sábado, 8 de dezembro de 2012

094-A Força de Atrito Estática - Questão de Física IV


A Força de Atrito Máxima ou Estática
 
Diagrama . Um corpo de massa repousa sobre uma superfície . Entre os planos de contato existe a possibilidade de ocorrência de força de atrito.

Diagrama . É aplicada no corpo uma força com o sentido indicado na figura. Ao mesmo tempo surge uma força resistente ao movimento, a força de atrito . Como o corpo permanece em repouso, temos que tambémde forma que a resultante é nula.

Diagrama . A força é dobrada, mas ainda sem ocorrência de movimento do corpo. Isto quer dizer que a força de atrito também dobrou  , de forma a garantir o anulamento da força de tração.

Diagrama . Aumentando gradualmente a força e não havendo movimento, então ocorre um acompanhamento escalar na mesma medida para a força de atrito até esta atingir um valor máximo . Neste momento, diz-se que o corpo está na iminência de movimento. Logo, se , haverá um deslocamento na direção e sentido da força (,).

A força de atrito máxima ou estática é diretamente proporcional à normal newton , que é a força de reação da superfície aplicado no corpo em decorrência do peso do mesmo. Assim, , onde é a constante de proporcionalidade chamada de coeficiente de atrito. Neste caso, observem que

  
O coeficiente de atrito é uma grandeza adimensional por não possuir unidade de medida. De fato, pois é a razão entre duas grandezas físicas que têm a mesma unidade ().


Como determinar o valor do coeficiente de atrito?  Se as únicas forças atuantes no corpo de massa , além do atrito, são o peso e a norma , o seguinte experimento fornece uma meio.

Diagrama .Inclina-se a superfície até o corpo ficar na iminência de escorregar devido a força da gravidade.

Diagrama . Na situação de iminência de movimento, a força de atrito está em seu valor máximo ( ). Equilibrando a força de atrito máximo, temos a força resultante parcial que são as conjugações ou somas vetoriais entre o peso e a normal (, no plano inclinado).

Nesta situação crítica de repouso, formou-se o ângulo entre o plano inclinado e a horizontal. No pequeno triângulo retângulo esboçado no corpo, onde um dos ângulos internos também é , temos que a hipotenuza representa o peso , a força resultante parcial é o cateto oposto ao ângulo e o outro cateto, adjacente ao ângulo ,  representa a normal , por possuir a mesma extensão da mesma.  Assim,

 

 Portanto, o valor do coeficiente de atrito máximo é 

 

É interessante como os conceitos da Matemática se encaixam nas teorias da Física. 

No entanto, não se deve levar cegamente este resultado em todas as situações, como veremos no exercício resolvido a seguir.


Questão de Física IV
  
Um corpo de peso esta apoiado no plano inclinado de com a horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o corpo e o plano é . Um segundo corpo de peso está preso ao primeiro por meio de um fio que passa por uma polia sem atrito. Entre que limites pode variar o peso de forma que o sistema permaneça em repouso?  Poderá ser nula a força de atrito entre o corpo e o plano inclinado? Justifique. Dados, e .



Atenção!
  
 Antes da resolução, uma importante observação. Foi dado o coeficiente de atrito , porém

 

Porque isto aconteceu? Primeiro porque o corpo fica na iminência de movimento ( descendo ou subindo ) por meio de um contrapeso . E em segundo, se não fosse este contrapeso, seria necessário ajustar a inclinação da rampa de forma que se faça um novo equilíbrio, mas agora somente pelas ações das forças , e .  Neste caso, então, teríamos , porém .


RESOLUÇÃO
  

 Seja a resultante do peso com a normal .  Logo,


 Sendo que a normal  é

A força de atrito máxima ou estática tem um módulo que independe do sentido do movimento ou seja,
O corpo de peso pode estar na iminência de movimento em dois casos possíveis: tendendo à descer ou subir o plano, dependendo das relação entre os peso e .

Caso. Corpo de peso na iminência de descer.


Como o sistema está em repouso, temos que 



Caso. Corpo de peso na iminência de subir.

Como o sistema está em repouso, temos que

 

Portanto,

Se , o corpo desce;

Se , o corpo sobe.


Resposta. O sistema permanecerá em repouso com


  

e a força de atrito será nula caso , onde o corpo não tende a descer ou subir.


Referência bibliográfica:

Os Fundamentos da Física; Volume [;I;]-Mecânica ( [;P.129;] ); Ramalho, Ivan, Nicolau e Toledo; Editora Moderna,[;1979;].

Gostará de ler também:

045-Questão de Física-I
065-Questão de Física-II 
068-Questão de Física-III







3 comentários:

  1. Olá, Aloisio. Mais um post de qualidade para nós.
    Só um comentário, a normal (N) e a força de atrito (Fat) são na verdade componentes retangulares de uma mesma força de contato (Fc), ou seja F=Fat+N (vetorialmente).
    Eu havia reparado que você utiliza o GeoGebra na confecção das figuras geométricas, mas neste post você utilizou qual? Ficaram excelentes.
    Grande abraço,e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diogo!

    Interessante esta força Fc. Fiz este artigo baseado nos Fundamentos da Física de Ramalho, etc.

    Aqui utilizei também o velho GEOGEBRA. Ajeitando ali e aqui, saíram estas figuras. Obrigado por gostar do resultado final.

    Valeu, amigo e outro abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir