domingo, 4 de janeiro de 2015

121 - COMO FORMAR UM POLINÔMIO A PARTIR DE VALORES INICIAIS - VETORES DE VARIAÇÃO DE GRAU

O objetivo do presente artigo é verificar, graficamente e passo a passo, por intermédio de um exemplo, como se constrói um polinômio de grau ,  a partir de valores iniciais, ou seja, , ,...,. Veremos também o significado geométrico do coeficiente do termo de maior grau deste polinômio e dos polinômios auxiliares que o formam. Para este fim, introduzimos o conceito de

Polinômio corretor , de grau ,  é aquele que possui as seguintes propriedades.

a)  para , , ..., ;

b) para , ou seja, dado um número real , temos .

Logo, tal polinômio tem a forma


O polinômio corretor serve para que uma função qualquer funcione conforme a natureza de uma função conhecida, conforme as igualdades , ,....,, no entanto , sendo um valor arbitrariamente escolhido.

Por exemplo, , , , . Sabemos que, para os três primeiros valores, funciona como . No entanto para temos a diferença . Logo, fazendo no polinômio corretor , temos que a função é melhor definida por

,



De fato, pois

,
,
,


CONSTRUÇÃO DE UM POLINÔMIO DE GRAU g A PARTIR DE VALORES INICIAIS. CONCEITO DE VETOR DE VARIAÇÃO DE GRAU. REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA.


Dados , , e , calcular o polinômio correspondente.  E ainda, identificar no gráfico cartesiano os numeradores dos coeficientes de todos os polinômios corretores utilizados.

Temos então os pontos , , e , conforme o diagrama a seguir.


Vejam que ,  representado pelo ponto , sugere o polinômio de grau , . Assim, observem no diagrama a seguir que temos e . Mas não queremos o ponto vermelho e sim, o ponto azul na mesma vertical , porque .

A diferença das ordenadas de   e é o módulo de valor do vetor que indica o sentido da correção. Chamarei vetores deste tipo de vetor de variação de grau. Logo, para alcançarmos o ponto tendo por base o polinômio de grau , é necessário somar ao mesmo o polinômio corretor de grau ,

 

o que da origem a equação da reta

,

 

representada no gráfico a seguir.



Embora a reta passe pelos pontos azuis e , ela não alcança o ponto azul , pois , vide ponto vermelho

A diferença das ordenadas de   e é o módulo de valor do vetor que indica o sentido da correção. Logo, para alcançarmos o ponto tendo por base o polinômio de grau , é necessário somar ao mesmo o polinômio corretor de grau ,

 

o que dá origem a equação quadrática

 

representada pela parábola do diagrama a seguir


Agora a parábola abrange os pontos azuis , , mas não "pega" o ponto azul .  De fato, pois ( ponto vermelho ).

A diferença das ordenadas de   e é o módulo de valor do vetor que indica o sentido da correção. Logo, para alcançarmos o ponto , tendo por base o polinômio , de grau , é necessário somar ao mesmo o polinômio corretor de grau ,


e assim temos polinômio procurado

 


cujo gráfico é



onde todos os pontos pretendidos são alcançados.

No próximo diagrama,  estão representados todos as representações geométricas ou vetoriais dos numeradores dos coeficientes , do polinômio cúbico assim estruturado. Observem que 


 









3 comentários:

  1. Bom dia, Aloísio Teixeira!!!! Parabéns, pelo excelente post!!!!
    Olha, meu amigo, eu estou perto de realizar em meu blog, uma disputa que envolverá vários participantes em cada partida, onde os mesmos, usando do seu conhecimento sobre curvas polinomiais tentarão descobrir curvas de seus oponentes através de pontos (x,y) que pouco a pouco, vai-se descobrindo no desenrolar das partidas!!!! O bom, é que diante da pontuação conseguida e acumulada pelos jogadores, findo um período de 6 meses, sem sorteios, os três primeiros lugares receberão prêmios!!!! Vejo que se você participar desse desafio será um sério candidato a atingir os primeiros lugares!!!!
    Espero que tudo seja a seu favor nesse ano de 2015!!!!
    Um abraço!!!!!

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  2. Bom dia e obrigado, Valdir!

    Sobre sua competição, permita-me um conselho para atrair mais participantes. Escolha números que não sejam grandes, porque o que importa é a ideia envolvida e não o trabalho maçante de cálculo, não acha?

    Valeu!

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    1. Boa noite, Aloísio!!!!
      Também acho, e para ter a certeza disso, deixarei que cada um dos candidatos, eles mesmos, criem os seus polinômios secretos e na dimensão que desejarem!!!!
      Um abraço!!!!!

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