sábado, 21 de fevereiro de 2015

124 - Calculando a Tangente com Matemática Elementar

A pedra angular do cálculo diferencial é o limite

 

e dele podemos extrair as regras gerais de derivação, como a regra da soma e a regra do produto de funções, etc, assim como as regras específicas, por exemplo, a derivada de uma potência .

No entanto, podemos calcular as derivadas de , e usando apenas matemática elementar. São exercícios interessantes de geometria analítica e plana.


Derivada de


No caso de , se queremos encontrar a inclinação da reta tangente ao ponto da parábola, primeiramente encontramos a equação da reta que passa pelo ponto , ou seja,  ou  . Mas, pelo ponto passam infinitas retas.




Para que a equação seja a da reta tangente que procuramos, é necessário que a igualdade tenha uma única solução, tendo em vista que existe um único ponto de contato. Isto é um caso de discriminante delta nulo na equação equivalente . Vejamos,


 

  

 

 

Isto prova que , pois o ponto pode ser qualquer um da parábola ou .



Derivada de



 Sabemos, pela geometria plana que, se temos duas retas de inclinações e e se as mesmas são perpendiculares entre si, então .

No diagrama, queremos achar a inclinação da reta tangente ao semicírculo no ponto . A inclinação do raio é , logo, como o raio passando por é perpendicular à tangente em , temos que a inclinação da tangente ao semicírculo neste ponto é .

Como a equação do semicírculo é   ,  decorre que

  


Derivada de



Considere o ponto (vermelho) em movimento circular uniforme ( ), sentido anti-horário, com raio de trajetória e espaço angular inicial zero, ou seja, quando , temos , medidos a partir do eixo horizontal, no primeiro quadrante e no sentido do movimento.

O tempo de uma volta completa é o período . Assim, a velocidade angular é e o espaço angular é dado por . O espaço e velocidade do ponto na própria trajetória são dados por e .

Seja agora o ponto (azul) a projeção do ponto no eixo . Acompanhando o movimento do ponto vermelho, o ponto azul faz um movimento oscilatório "para cima" e "para baixo", cujos extremos de espaço são e .


Nos interessa calcular as funções horárias do espaço e velocidade , do ponto azul. 

Pelo diagrama ,verifique que o espaço percorrido pelo ponto azul no eixo vertical é . Já é o módulo do vetor velocidade do ponto vermelho na própria trajetória. Seja o vetor velocidade a projeção do vetor velocidade sobre o eixo .  Assim, pela relação entre os triângulos retângulos temos que

Ora, pelo Cálculo sabemos que, se , então . Logo o que vimos foi  uma prova cinemática de que , para  e .

Para provar cinematicamente que basta considerar o mesmo movimento circular de , mas com projeção no eixo .

 

  

4 comentários:

  1. Esse blog é excelente. Mas algumas imagens custumam ficar ausente .Alguem tem alguma ideia de como resolver o problema??

    Este topico,por exemplo, eu nao consigo visualizar as imagens e as expressoes matematicas (eu acho) :http://elementosdeteixeira.blogspot.com.br/2012/04/geometria-e-gravidade.html

    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Caro visitante, pretendo corrigir os artigos anteriores, mas levará um tempo.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Ah, tudo bem Aloisio Teixeira. Pensei que estivesse aconteecendo só comigo.

    ResponderExcluir