O rating é o número que representa a força de jogo do enxadrista (jogador de xadrez).Quanto maior o rating, mais forte o jogador é, teoricamente.
Neste post, veremos quais fatores influem no cálculo do rating e como proceder para realizá-lo.
Na prática das competições, este número varia no intervalo:
Rating
. Mesmo porque não existe jogador com rating zero. O rating inicial
é em torno de
. Este indicador de nível também pode ser qualquer número superior à
, mas o record fica por conta do norueguês Magnus Carlsen com seus
, o que o classifica como um dos jogadores mais fortes da história, mesmo porque jogadores com ratings semelhantes são considerados de força aproximada.
Neste post, veremos quais fatores influem no cálculo do rating e como proceder para realizá-lo.
Na prática das competições, este número varia no intervalo:
Magnus Carlsen

Existe o rating local, estadual, nacional e internacional, mas o oficial é este último conhecido com rating
Neste link, confira os atuais top
Atualmente, todos os que já conseguiram o título provisório de Campeão Mundial de Xadrez ( em um processo competitivo válido para tal ) são
Em
Se um jogador, recém cadastrado na
Portanto, os organizadores para, após o torneio, atualizar os ratings para aqueles que já o possuem, terão que que calcular o rating inicial deste novo jogador, conforme o sistema
RATING INICIAL DO NOVO JOGADOR
RATING ATUALIZADO DO JOGADOR ANTIGO
Nesta tabela,
Suponha que o leitor seja um enxadrista federado com
Adversário
Adversário
Adversário
Adversário
Adversário
Adversário
Adversário
Com este desempenho, para calcular seu novo rating, primeiro calcula-se o rating médio de seus adversários, ou seja
Em seguida, calcula-se a diferença do rating médio
Como o número total de pontos possíveis é
Pela primeira tabela, sabemos que
Para finalizar, algumas indicações.
Dois dos melhores sites para o leitor ficar informado sobre o que acontece na arena nacional e internacional do xadrez é http://www.clubedexadrezonline.com.br/ e http://www.chessbase.com ( ou http://www.chessbase.com/espanola/ ).
Alguns sites para jogar online:
http://www.ixc.com.br/
http://www.buho21.com/
http://www.playok.com/
http://www.queenalice.com/ (por correspondência, ou seja, partidas que normalmente duram mais que um dia )
Referência Bibliográfica
Xadrez-Introdução à Organização e à Arbitragem, Carlos Calleros ( Árbitro Internacional
), Editora Ciência Moderna,
.
Imagens:
http://www6.chessclub.com/resources/event/linares2002/round10.html
http://susanpolgar.blogspot.com.br/2011/02/fide-shares-facts-about-london-wc-match.html
http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=6789
Aloísio! Que artigo interessantíssimo! Não sabia que os rating's eram calculados assim. E pelo jeito ninguém bate o Kasparov, não? Tinha até um jogo para computador com seu nome.
ResponderExcluirSó por curiosidade, qual seu rating?
Oi, kleber!
ResponderExcluirO primeiro jogador a ultrapassar a marca dos [;2800;] foi o americano Robert James Fischer. Para muitos, o melhor jogador de todos os tempos. Talvez se não tivesse largado o xadrez prematuramente aos trinta e poucos anos, ultrapassaria os [;2900;].
Meus records: FIDE: [;2013;]; Brasiliense: [;2114;] e Online: [;2230;]. Em Belo Horizonte quase não jogo torneios.
Valeu.
Que legal Aloísio, parabéns pelo ótimo desempenho.
ResponderExcluirEu gosto de xadrez, mas não sou tão bom assim. Aprendi a jogar com um tio meu, onde sempre disputávamos partidas, ele sempre deixava eu ganhar. Foi um bom incentivo... Depois comecei a jogar na escola e até entrei num campeonato. Na semifinal perdi para um argentino. O cara era bom mesmo, tomei um pau! Hoje jogo pouco, só de vez em quando.
Gostei de saber desses cálculos.
Um grande abraço e sucesso sempre!
Oi, Teixeira! Não sabia desse "Rating" Muito "loco". Eu era péssimo em jogos de inteligência não sei trabalhar sob pressão. Em 1987 comprei um PC que tinha a linguagem BASIC e pensei agora é minha vingança, resolvi programá-lo para jogar: programei o jogo da velha, damas, trilha e xadrez. O PC (TK90X) tinha poucos recursos, imagine que tive de "desenhar" cada peça. Meu filho era minha "cobaia" ele jogava contra meus programas. Gastei muitas horas aperfeiçoando o programa, quando o programa já conseguia dar alguns Xeques-mate no meu filho de 10 anos, o menino se enjoou, também porque o programa demorava de 1 a 2 minutos para responder e abandonei o "projeto". Foi muito bom como exercício de lógica mas fiquei frustrado. abçs
ResponderExcluirBlz, Tavano?
ResponderExcluirO computador é uma ferramenta interessante para estudar jogos. Hoje em dia, existem programas de xadrez muito fortes. Eu analiso as partidas com o Deep Fritz, com rating em torno de 2400. O programa Deep Blue que derrotou Kasparov, estima-se que as vezes jogava com uma força de 3000.
Um amigo disse-me uma vez que "jogar xadrez é bom, mas ganhar é bom demais!!". Ele queria dizer que por mais que apenas se goste de um jogo, não jogamos só por jogar, mas também para se auto-aperfeiçoarmos.
Um abraço.
Olá, Aloísio!!!!
ResponderExcluirNo início, eu tive a "sorte" de arranjar um professor que já sentenciou: "você vai aprender apanhando", caramba, o cara jogava e de modos que eu não conseguia nem um empate!!!! Quando, talvez, para não completar as 100 "surras" seguidas, um amigo me deu a receita (veja no meu blog em: http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/2012/08/a-visita.html)
para que as peças pretas (eram, principalmente... o meu calo) conseguissem alguma coisa!!!! Funcionou!!!! O cara ficou tão "perturbado" que me cedeu o 1º empate e daí em diante, na missão de não me deixar armar essa estratégia, ele começou a sofrer derrotas e a ceder empates nas nossas disputas.
Parabéns, pelo interessante post!!!! Faz, tempo que não jogo (arrasto umas peças) e gostei do post aqui, explicando o que é o tal... Rating e... olha, com esses escores aqui que você já alcançou, o amigo não é fraco não, hein????
Um abraço!!!!!
Oi, Valdir!
ResponderExcluirFelizmente no xadrez, não existe modelo de bolo porque, se existisse, já há muito tempo este jogo estaria extinto.
Podemos aprender bastante com a prática, porém, de forma lenta. O ideal, além de praticar, é estudar as táticas e estratégicas de grandes jogadores que permitem um progresso significativo.
Recomendo o livro "Xadrez Básico", (614 páginas ) do Dr. Orfeu D'Agostini, Mestre Nacional de Xadrez. Conforme a sua contra-capa:
"De acordo com a crítica especializada, Xadrez Básico é uma das melhores obras da literatura enxadrística moderna, apresentada em estilo agradável, que prima pela clareza e propriedade. Qualquer amador encontrará neste livro uma rica fonte de ensinamentos e táticas, que em pouco tempo poderão elevá-lo a um alto grau de perfeição naquele que é chamado de Jogo dos Reis".
As "100 surras seguidas" que mencionou ( hehe ) lembrou-me de uma história verídica de um campeão de xadrez que, no clube local, sempre jogava com um parceiro amador e este sempre perdia. No entanto, religiosamente este amador aguardava o mestre no dia seguinte para perder mais outras. Depois de dias de invencibilidade, o campeão pensou: "vou deixar ele ganhar uma, afinal merece porque nunca desiste...". Quando o amador ganho, pulou de alegria, fez festa e contou vantagem para os amigos. No dia seguinte, o mestre retornou ao clube para jogar com o amador. Nunca mais o encontrou...
Obrigado, Valdir!
Outro abraço!
Gostei muito de ler esse texto, mas tenho uma pergunta a fazer: há alguma diferença de rating para obtenção de títulos para o absoluto e para o feminino (WIM e WGM, por ex.)? Agradeço a atenção. Um abraço,
ResponderExcluirBom dia, caro Anônimo(a)!
ResponderExcluirA sua pergunta é interessantíssima. Aliás, é uma oportunidade deste blogueiro aprender na pesquisa da resposta.
Enquanto isto, solicito a gentileza de entrar com um e-mail válido. Teria prazer de conhecer-te, pelo menos, virtualmente.
Obrigado!
Ola, pessoal!
ResponderExcluirTenho uma dúvida. Meus alunos irão participar de um torneio na Escola e ninguém possui rating, pois nunca tinham participado de um torneio de xadrez anteriormente. Pretendo atribuir a todos o rating 2000 antes de iniciar o evento. Ao final do torneio, os rating serão atualizados. Para isso, utilizarei a primeira fórmula ou a segunda?
Agradeço a atenção.
Oi, Wilson, tudo bem?
ResponderExcluirPode utilizar a segunda fórmula R=R'+k(Pg-Pe), com
R´=2000
k=30
Como a diferença do rating de cada jogador com a média é zero, então temos 50% por cento em todos os casos de duplas. Logo
Pe=(50/100)*T=0,5*T
Então a fórmula neste torneio ficaria assim;
R=2000+30(Pg-0,5T), com
Pg: pontos ganhos do jogador
T: total de pontos individuais possíveis.
Abraços!
Onde T é o número total de pontos possíveis.
Muito obrigado, Aloisio.
ExcluirVocê ajudou bastante.
Um grande abraço!