terça-feira, 24 de abril de 2012

032-Gravidade Zero?

Suponha que exista uma dimensão paralela à nossa, onde tudo seja idêntico,  a não ser que, por algum tipo de fenômeno misterioso, os cientistas da Terra verificaram que o raio [;R;] terrestre estava, gradualmente, aumentando o seu comprimento, com a massa [;M;] permanecendo inalterável. Alguns adeptos da hipótese Gaia, que defendem que nosso planeta é um organismo vivo, diziam que era um próprio mecanismo de defesa do globo, em face da superpopulação. No entanto, um dos efeitos preocupantes, era que esta transformação estava diminuindo o efeito da gravidade.

Após alguns anos de observação, foi constatado que o raio da terra aumentava conforme a seguinte função:

[;R=R_0 + \left(\frac{1}{1}+\frac{1}{2}+...+\frac{1}{d}\right) metros;]

Onde [;R_0=6,37.10^6 m;] é o raio médio normal de nosso planeta, [;R;] o raio modificado e [;d;]  o número de dias contados a partir de [;0;] horas do ano [;2000;]. Conforme Isaac Newton,

[;g=G \frac{M}{R^2};]

Onde [;M \approx 5,98.10^{24} Kg;] é a massa da terra ( inalterável ) e [;G \approx 6,67.10^{-11} SI;] é a constante de gravitação universal. Para [;R=R_0;], temos que [;g \approx 9,8 m/s^2;].
Ficaram um pouco aliviados porque a série [; \Sigma_1^n 1/n;], embora divergente, cresce muito lentamente. Até agora, após [;12;] anos de alteração, a variação do raio foi de apenas de  [;\Delta R=R-R_0=8,96m;].

Em que pé estava a gravidade até [;7;] de abril de [;2012;] ? Praticamente a mesma! Isto era semelhante a um corpo estar à [;8,96m;] de altitude à uma gravidade [;g;] normal.

Então os cientistas resolveram tomar algumas medidas apenas quando  a gravidade terrestre chegar ao limite alertador de [;9m/s^2;]. De [;2000;] a quantos anos isto ocorrerá? Desta forma, qual será a relação [;n=R/R_0;]? Existem motivos para a humanidade daquela dimensão ficar preocupada??



Nenhum comentário:

Postar um comentário